Compartilhe

Confira uma avaliação completa entre o Renault Duster e o Ford Ecosport.
Não é novidade que o mercado de SUVs tem se desenvolvido muito nos últimos anos.
Por aqui, alguns dos modelos mais queridos pelos motoristas são o Renault Duster e o Ford Ecosport.
E se por um lado a Ecosport é líder nas vendas brasileiras de SUVs compactos no Brasil, o Duster fica logo atrás do seu concorrente alemão, mas sem deixar de oferecer atrativos tão especiais quanto.
Mas e aí? Será que o campeão do mercado também é o campeão das pistas?

A Ford Ecosport é melhor que o Renault Duster? Ou será que é o contrário? Descubra tudo sobre estes dois modelos incríveis neste artigo. Confira!

ESTILO: Nossa avaliação entre Duster x Ecosport começa pelo design dos SUVs.
Entre os dois, a Ecosport acaba recebendo mais destaque com sua peculiaridade e aparência incomum – especialmente a roda sobressalente opcional que é montada na parte traseira do carro – como um jipe dos anos 70, o que lhe garante um certo charme a mais.
Já o Duster possui uma aparência muito mais sutil e sensível que se adapta muito melhor ao carro.
Seu estilo mostra claramente o quão capaz pode ser off-road, mas sem toda a robustez apresentada em veículos maiores e especializados no assunto estrada de chão, como é o caso da Chevrolet Hilux.

POR DENTRO: Os interiores da Ecosport e do Duster podem não ser seus melhores atrativos para o público.
Se por um lado a Ecosport tem a melhor qualidade dos dois, embora você não possa chamá-lo de um item de ‘qualidade’ – os críticos dizem que os plásticos são muito “frágeis” e baratos,  por outro o Duster se mostra a opção mais espaçosa entre as duas, fazendo com que seu conforto possa ser considerado superior na concorrente direta.
A Ford tentou retificar isso encaixando alguns materiais revisados ​​ao redor do console central e painel de instrumentos, mas ainda assim o modelo possui algumas ressalvas de seus donos.
O painel do Duster tem um design minimalista e despojado com acabamento em plástico rígido.
No entanto, ele tem muitos cubículos de armazenamento espalhados e há excelente espaço para cabeça e pernas de todos os seus passageiros.

ESPAÇO E CONFORTO: Este é um tópico importante, tanto para o Duster, quanto para a Ecosport.

O Duster tem a bota mais espaçosa dos dois.
No modelo com tração nas duas rodas, tem capacidade para 475 litros com os bancos traseiros levantados e 1.638 litros com os bancos rebatidos.
Com o sistema de tração nas quatro rodas instalado, o espaço da bagageira é reduzido para 408 litros e 1.570 litros, respectivamente.
O espaço do Ecosport é consideravelmente menor, porém, medindo 330 litros com os bancos traseiros colocados e 1.238 litros com eles rebatidos.
No interior, o EcoSport tem bancos traseiros dobráveis ​​onde o Duster tem apenas um único banco traseiro como padrão (atualizando para modelos mais caros você obtém unidades dobráveis ​​divididas).
No entanto, quando os bancos traseiros são rebatidos em ambos os carros, nenhum dos dois deixa um piso plano, dificultando um pouco a vida de carregar objetos no porta-malas.

PORTA-MALAS: E já que estamos falando em porta-malas é importante avaliar este item de maneira minuciosa também.
O Duster tem uma porta traseira convencional que se abre para cima, enquanto a EcoSport se abre para o lado – muito parecido com o que as portas do passageiro fariam.
Isso significa que, para abrir totalmente o porta-malas da EcoSport, você deve deixar muito espaço, o que pode se tornar um problema para dar ré em vagas de estacionamento ou caber em uma vaga paralela apertada se estiver com a intenção de abrir o porta-malas.

VOLANTE: A direção da Ecosport é baseada no Fiesta – com um corpo mais robusto e uma altura elevada de rodagem – esperava-se que fosse tão divertido quanto o Fiesta. Porém, este não é o caso.
Sua direção não é tão nítida quanto sua contraparte hatchback – há bastante inclinação da carroceria e a suspensão é muito mais firme do que você esperaria, o que pode ser um problema.
O Duster, por outro lado, tem uma suspensão complacente, mas há alguma inclinação da carroceria – nada surpreendente em um carro desse tamanho – e a direção não é a mais nítida em sua classe, mas no geral, ainda é melhor que a da Ecosport.
O Duster também é muito bom quando levado fora de estrada graças à sua tração nas quatro rodas selecionável – ele pode ser especificado com tração nas duas rodas se isso for tudo que o motorista precisa, já a Ecosport está disponível apenas com tração nas duas rodas.

CONLCUINDO: Se avaliarmos os itens acima, será possível notar sem dificuldades que o Renault Duster é superior a Ecosport em quesitos como dirigibilidade, espaço interno e conforto.
Porém, vale a pena lembrar que ambos os modelos possuem suas próprias peculiaridades, podendo serem melhores ou piores, dependendo das expectativas de cada motorista.

Quer saber mais sobre o Renault Duster ou a Ford Ecosport? Então não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades. E se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilha-lo com seus amigos!


Compartilhe

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Cujubim Noticias | Portal S.B.T.V não reflete a opinião deste Site.